Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

XXVII ENCONTRO NACIONAL DO MOVIMENTO INTERFÓRUNS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO BRASIL




XXVII ENCONTRO NACIONAL DO MOVIMENTO INTERFÓRUNS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO BRASIL
O Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) e Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI) realizarão XXVII Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB)/II Encontro Estadual de Educação Infantil da Bahia, na cidade de Salvador/BA, no período de 15 a 18 de novembro de 2011.

Tema: Educação Infantil e Justiça Social: direito da criança e dever do Estado.


Espero vocês lá!!
Participem

www.mieib.org.br

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

V Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Leia! Cada livro é uma nova viagem.




Será realizada no período de 21 a 30 de outubro de 2011 a V Bienal Internacional do Livro de Alagoas. A Bienal é uma realização da Universidade Federal de Alagoas, através da EDUFAL – Editora da Universidade Federal de Alagoas, com o apoio da ABEU (Associação Brasileira dos Editores Universitários), da CBL (Câmara Brasileira do Livro), da Prefeitura de Maceió, do Governo do Estado de Alagoas e demais parceiros de instituições públicas e privadas. O patrono dessa edição é o jornalista alagoano Audálio Dantas.
O evento é bem localizado, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, com facilidade de acesso de estacionamento, dotado de segurança pública e particular, em uma área total de 6.137m², divididos em 4.727m² de área de Exposição, com 147 estandes, 405m² de foyer e recepção. Possui 1600 m² de mezanino, 5 salas para oficinas literárias e de criação, auditório com 500 lugares, sala para palestras, debates com autores regionais, locais e internacionais para 120 lugares e um café literário para lançamentos e bate-papo com os autores, além da praça de autógrafos, que possibilitará a interação entre autores independentes e o público visitante.
Com a proposta de continuidade da IV Bienal, a V edição da Bienal do Livro tem o propósito de marcar a presença das editoras de várias partes do país e do exterior junto ao público alagoano, através de seus últimos lançamentos, proporcionando aos estudantes de vários níveis, aos acadêmicos, professores, comunidade em geral a possibilidade de contato com material literário de várias áreas do conhecimento.
A Bienal deve reunir representação de mais de 500 editoras universitárias e comerciais de todo o país, com aproximadamente 22 mil títulos, e receber a visita estimada de 180 a 200 mil pessoas. Para esta edição, estão programadas 102 palestras, 57 oficinas,  315 lançamentos, 04 seminários, 01 simpósio, 22 mesas-redondas, 01 fórum,  além de performances, espetáculos  e contações de histórias.
A rede de ensino pública e particular será mobilizada e as visitas pré-agendadas e monitoradas devem atender mais de 70 mil alunos. A visitação escolar dá a dimensão do papel do evento no contexto educacional. Significa para os estudantes um aprendizado especial e diferente da rotina das aulas. Para as escolas, é um momento único de estimular e conscientizar suas turmas sobre a importância do livro e da leitura e a amplitude do universo literário.
Seguindo os princípios de Leitura para Todos, a V Bienal terá em sua agenda cultural 14 oficinas de literatura inclusiva nas mais diversas modalidades: Braille, libras e oficinas voltadas para portadores de deficiências intelectuais e múltiplas.
Pela segunda vez, acontecerá em uma Bienal o Encontro do PROLER – Programa Nacional de Incentivo à Leitura –, vinculado à Fundação Biblioteca Nacional, órgão do Ministério da Cultura, e à Secretaria de Estado da Cultura. Além de fortalecer ações de estímulo à leitura, possibilitará aos gestores de bibliotecas públicas, comunitárias e rurais conhecer e visitar a Bienal.
A V Bienal Internacional do Livro de Alagoas conta com a participação dos países já confirmados: Itália, México, Peru, Portugal, França e Colômbia, além de uma Exposição das Editoras Universitárias da América Latina e Caribe. O país homenageado é a Itália, fazendo parte das comemorações oficiais do Momento Itália – Brasil (MIB) 2011/2012 contando com grandes nomes da literatura italiana.
Em parceria com o SESC e o Instituto Pró-Livro,  acontecerá uma Bienal  de crianças no mezanino, onde será montada uma estrutura para o túnel de livros, com atores contando os capítulos da história, uma "oficina do escritor" com visita orientada aos processos de funcionamento de uma biblioteca até a descoberta da escrita. Haverá ainda o palco “Livro Aberto” com  mostrinhas de contações de histórias e atrações durante todo o período da Bienal.
Contando também com uma parceria entre o SENAC, SEBRAE e ABRASEL, haverá um Espaço Gourmet, apresentando chefes de cozinha, fazendo ligação com a literatura gastronômica.


Programação
 

DIA 21 DE OUTUBRO (SEXTA)

19h - Abertura Oficial

DIA 22 DE OUTUBRO (SÁBADO)

AUDITÓRIO

10h às 13h – Palestra: “Bibliotecas Públicas e Escolares: espaços multiculturais e de estímulo à leitura” - Wilma Nóbrega e Elias Barbosa
14h às 15h30 – Palestra: “Literatura e entretenimento: a conquista do leitor” - Mabel Amorim
16h – Palestra: “Ler é bacana” - Thalita Rebouças
19h – Palestra: “Poesia Popular” - Jessier Quirino

SALA AUDÁLIO DANTAS

10h – Mesa-Redonda: “A importância da sociedade civil: Para a construção de políticas publicas do livro, da literatura e da leitura. Experiência da Cidade de Olinda-Pe”
Marcelo Santa Cruz , Leocádia da Hora, Maria das Dores A. Barros, Amanda Felix de Lima 
12h – Reunião do RNELLL (Rede Nordeste do Livro, da Leitura e da Literatura)
16h – Palestra: “A Mesa, o Livro e os Espíritos” - Marion Aubrée (França)
18h – Palestra: “Espiritismo e Ecologia” - André Trigueiro
20h – Mesa-redonda: “Teorias e Pesquisas em Educação” - Silvio Gamboa, Celi Taffarel e Márcia Chaves Gamboa

SALA LUITGARDE BARROS

10h às 12h – Oficina: “Dez Anos a Mil: Uma Experiência com E-Book” - Jeder Janotti Jr., Victor de Almeida e Tatiana Lima (50 vagas)
14h às 17h – Oficina: “Medidas de conservação e preservação de acervos bibliográficos” - Iuri Rocio Franco Rizzi (30 vagas)

SALA JOSÉ MARQUES DE MELO

10h às 13h30 - Oficina: “Contadores de Histórias: Relatos de Experiências” Cláudia Pimentel (40 vagas) Oficina de Inclusão (para pessoas com deficiência mental e múltiplas)
14h às 15h30 – “A baratinha” (60 vagas)
16h às 18h – “A cigarra e a formiguinha” (60 vagas)

SALA MANOEL CORREIA DE ANDRADE

Oficina de Libras: Contação de Histórias Suely Sampaio R. Jimenez, Alessandra da Silva Santos e Juliana
10h às 12h
15h às 17h (50 vagas)

SALA LÊDO IVO

10h às 12h – Palestra: “O Poema e o Exercício da Literatura” - Alberto Lins Caldas (80 vagas)
15h às 16h – Palestra: “A Poesia Encomiástica em Pernambuco” - Ana Maria César (70 vagas)
16h às 17h – Palestra: “Mauro Mota, poeta de todos os tempos” - Lourdes Sarmento (70 vagas) 
17h às 18h – Palestra: “Imprensa e texto jornalístico literário” - Waldenio Florencio Porto (70 vagas)

SALA NISE DA SILVEIRA

10h às 12h30 - Bate-papo com autores 
14h às 18h30 - Bate-papo com autores

PALCO “LIVRO ABERTO”

10h às 11h , das 14h às 15h e das 15h30 às 16h30 – Mostrinha Gogó da Ema de Contadores de Histórias 
17h às 18h30 – Lançamentos de livros 
19h às 22h - Literatura e as Diversas Possibilidades de Arte

OFICINA DO ESCRITOR

10 às 22h – De pesquisa em pesquisa descubro o mundo. Visita orientada aos processos de funcionamento de uma biblioteca até a descoberta da escrita

CAFÉ LITERÁRIO

19h – Lançamento coletivo de autores da Edufal

DIA 23 DE OUTUBRO (DOMINGO)

AUDITÓRIO

10h às 12h – Painel: “Conte uma história: o lúdico na literatura” - Isabel Fernandes e Marize Sarmento 
15h às 17h – Auditório A - Mesa Redonda: “Química Medicinal e Fundamentos: Planejamento de Fármacos” - Marília Oliveira Fonseca Goulart e Carlos Montanari
19h – Sessão solene comemorativa dos 50 anos da UFAL e lançamento do livro dos 50 anos

SALA AUDÁLIO DANTAS

10h – Palestra: “Questões Ecológicas e Jornalismo” - André Trigueiro
14h às 17h – Simpósio: “A Hora e a Vez de Luitgarde” - Bruno César Cavalcanti, Douglas Apratto, Sônia Jaconi, Magnolia Rejane Andrade dos Santos e José Marques de Melo
17h30 às 19h – Prêmio Lego
19h30 – Mesa Redonda: “União Homoafetiva – Uma Abordagem Interdisciplinar” - Dr. Carlos Cavalcanti de A. Filho, Ana Florinda S. Dantas, Laerte Leite de Souza e Nildo Correia

SALA LUITGARDE BARROS

Oficina: “Pesquisa Científica para Crianças e Adolescentes” - Silvio Gamboa e Márcia Chaves Gamboa (UNICAMP)
10h às 13h – Módulo I
15h às 17h – Módulo II (40 vagas)

SALA JOSÉ MARQUES DE MELO

II Fórum Ibero-Americano de Editoras Universitárias
10h às 12h
14h às 17h Presenças Internacionais: Juan Felipe Córdoba Restrepo (EULAC), Nicolás Morales Thomas (ASEUC), Hilda Elena Hernández Camona (ITESO/ Red ALTEXTO), Coordenação de José Castilho Marques (ABEU) e João Canossa (Fiocruz/ EULAC)

SALA MANOEL CORREIA DE ANDRADE

10h às 13h - Oficina: “Livros Ilustrados – Entre Palavras e Imagens” - Giselly Lima (50 vagas)
15h às 17h – Palestra: “A importância das mães como formadoras de leitores” - Zoara Failla (50 vagas)

SALA LÊDO IVO

10h às 12h – Oficina: “Produção Literária” - Silvana Maria Lins Lyra (30 vagas)
16h às 18h – Palestra: “A Fundação Pierre Chalita – A Criatividade em Expansão” -Solange Berard Lages Chalita (70 vagas)

SALA NISE DA SILVEIRA

10h às 12h30 - Bate-papo com autores 
14h às 18h30 - Bate-papo com autores

PALCO “LIVRO ABERTO”

10h às 11h, das 14h às 15h e das 15h30 às 16h30 – Mostrinha Gogó da Ema de Contadores de Histórias 
17h às 18h30 – Lançamentos de livros 
19h às 22h - Literatura e as Diversas Possibilidades de Arte

OFICINA DO ESCRITOR

10 às 22h – De pesquisa em pesquisa descubro o mundo. Visita orientada aos processos de funcionamento de uma biblioteca até a descoberta da escrita

CAFÉ LITERÁRIO

19h – Lançamento coletivo de autores da Edufal 

TEATRO GUSTAVO LEITE

11h – Espetáculo Infantil: “O Patinho Feio” (Grupo de teatro ATA)
15h – Espetáculo Infantil: “O Patinho Feio” (Grupo de teatro ATA)

DIA 24 DE OUTUBRO (SEGUNDA-FEIRA)

AUDITÓRIO A:

14h às 18h – Seminário: “A educação sistêmica em Alagoas”
20h – Prêmio Braskem “Concurso José de Freitas Machado”

AUDITÓRIO B:

16 às 18h – Palestra: “Os cangaceiros: banditismo rural no Nordeste do Brasil” - Luiz Bernardo Pericás
19h – Palestra: “Momentos da ciência e tecnologia” - Sérgio Machado Rezende

SALA AUDÁLIO DANTAS

10h – Palestra: “O Pré-Sal e seus desafios” - Marcos Gonçalves (Petrobras-AL)
15h – Mesa-redonda: “Livros Clássicos: importância, dificuldades de edição e como superá-las” Florian Madruga (Senado), Moisés de Aguiar (Cepal), Jorge Carvalho (Segrase), com mediação de Marcelo di Renzo
19h – Mesa-redonda: “Formas do consumo na contemporaneidade” Dominique Desjeux (França),Letícia Casotti (COPPEAD- UFRJ), Jeder Janotti Jr (Ufal), mediação de Elder Maia

SALA LUITGARDE BARROS

10h às 12h – Palestra: “Como se faz uma obra de referência” - Helena Bonito (60 vagas)
14h às 17h – Palestra: “Técnicas de aprimoramento e agilidade na leitura” - Elias Barbosa (40 vagas)

SALA JOSÉ MARQUES DE MELO

Oficina: “Normalização de Projetos, Trabalhos Acadêmicos e Teses” - Anamaria da Costa Cruz
10h às 13h – Módulo I
14h às 18h – Módulo II (30 vagas)

SALA MANOEL CORREIA DE ANDRADE

Oficina: “Novos Autores e Ilustradores” - Amir Piedade
10h às 13h – Módulo I
15h às 18h – Módulo II (30 vagas)

SALA LÊDO IVO

10h às 13h – Oficina: “Brincar para Aprender” - Luiz Alberto Machado (35 vagas)
16h às 17h – Palestra: “Narrativa da diferença cultural: os anônimos falam.” Vera Romariz
17h às 18h – Palestra: “O valor da palavra.” Ricardo Nogueira

SALA NISE DA SILVEIRA

10h às 12h30 - Bate-papo com autores 
14h às 18h30 - Bate-papo com autores - ESPAÇO GOUMERT

PALCO “LIVRO ABERTO”

10h às 11h, das 14h às 15h e das 15h30 às 16h30 – Leitura com Letras Sonoras
17h às 18h30 – Lançamentos de livros 
19h às 22h - Literatura e as Diversas Possibilidades de Arte

OFICINA DO ESCRITOR

10 às 22h – De pesquisa em pesquisa descubro o mundo - Visita orientada aos processos de funcionamento de uma biblioteca até a descoberta da escrita

CAFÉ LITERÁRIO

19h – Lançamento coletivo de autores da Edufal

TEATRO GUSTAVO LEITE

III Seminário de Serviço Social 
9h às 10h30 – Palestra 1: “O Movimento Social Frente à Barbarização da Vida no Capitalismo Contemporâneo” - Dirceu Benincá
10h30 às 12h – Palestra 2: “Trabalho e Desgaste Físico e Mental: O Assistente Social Frente ao Risco do Próprio Adoecimento” - Edith Seligmann-Silva
12h – Debate - 12h40 – Lançamentos e autógrafos
19h – Palestra: “Avaliação da Aprendizagem: uma relação indissociável no contexto da gestão pedagógica” - Cipriano Luckesi

DIA 25 DE OUTUBRO (TERÇA-FEIRA)

AUDITÓRIO

10h – Seminário de Educação: “Ética no cotidiano escolar” - Terezinha Rios
14h – Seminário de Educação: “Oralidade nos anos iniciais” - Cléo Busatto
19h – Abertura: “VII Encontro Estadual do PROLER” (Comitê Maceió) - Maria Teresa G. Pereira – Coordenadora Nacional do PROLER
Palestra: “A biblioteca e a arte de contar histórias: um caminho para uma sociedade leitora” - Lêdo Ivo
Programação Cultural: Chico de Assis

SALA AUDÁLIO DANTAS

10h às 12h – Palestra: “Novas leituras da ficção contemporânea” - Helena Bonito
17h – Palestra: “Como atrair jovens para a literatura e o ofício de escritor” - Margarida Patriota, Solange Chalita e Douglas Apratto
20h – Mesa Redonda: “100 anos de Jorge Cooper” Fernando Fiúza, Luiz, Hildeberto Barbosa Filho, Susana Souto e Charles Cooper

SALA LUITGARDE BARROS

Oficina: "Mães leitoras - Costurando leituras para crianças" 
Fabiana Sales e Maria Cristina Silva
10h às 12h - Módulo I
14h às 18h - Módulo II (20 vagas)

SALA JOSÉ MARQUES DE MELO

Oficina: “Da criação à publicação do livro. Do suporte papel ao livro digital” - Flávia Goulart Garcia Rosa
10h às 13h - Módulo I
14h às 18h - Módulo II (40 vagas)

SALA MANOEL CORREIA DE ANDRADE

Mini-curso: “Literatura Infantil e Psicanálise: Diálogo com a Contemporaneidade” - Jerzuí Mendes Torres Tomaz e Maria Heloisa Melo de Moraes
10h às 13h - Módulo I
15h às 18h - Módulo II (50 vagas)

SALA LÊDO IVO

10h às 12h - Palestra: “O comportamento do leitor brasileiro segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil” - Zoara Failla (50 vagas)
15h às 16h – Palestra: “ A importância do animal para a sociedade” - Paulo Bezerra
16h às 17h – Palestra: “Folclore Nordestino” - Ernane Santana dos Santos
17h às 18h – Palestra: “Cantos de Alagoas” - Jorge Luiz Soares

SALA NISE DA SILVEIRA

10h às 12h30 - Bate-papo com autores 
14h às 18h30 - Bate-papo com autores

PALCO “LIVRO ABERTO”

10h às 11h, das 14h às 15h e das 15h30 às 16h30 – Leitura com Letras Sonoras
17h às 18h30 – Lançamentos de livros 
19h às 22h - Literatura e as Diversas Possibilidades de Arte
I Seminário SESC Alagoas de Literatura Infanto-Junevil

OFICINA DO ESCRITOR

10 às 22h – De pesquisa em pesquisa descubro o mundo - Visita orientada aos processos de funcionamento de uma biblioteca até a descoberta da escrita CAFÉ LITERÁRIO
19h – Lançamento coletivo de autores da Edufal

TEATRO GUSTAVO LEITE

19h30 - Festival Cultural Graciliano Ramos - Colégio Adventista de Maceió

DIA 26 DE OUTUBRO (QUARTA-FEIRA)

AUDITÓRIO A:

10h às 13h – PROLER Oficina: “Leitura e Cidadania” - Dalgiza A. Oliveira , Nelma C. Araujo e Marcos Aurélio Gomes (CB/UFAL) e José de Oliveira Jr.
14h às 17h – PROLER Oficina: A legitimação do livro impresso como fonte de acesso ao conhecimento por meio da leitura” Elias André da Silva
19h – Palestra: “Como Ensinar Valores, Estimular Inteligências e Discutir Emoções” - Celso Antunes

AUDITÓRIO B:

10h às 13h – PROLER Oficina: “Qual o correto: os livro ou os livros? Uma visão sociolinguística” - Almir Almeida de Oliveira
14h às 17h – PROLER Oficina: “Livro, Encantamento, Brincadeira e Música” - Fátima Maia
19h – Lançamento: Calendário da FAPEAL

SALA AUDÁLIO DANTAS

10h às 13h – PROLER Palestra: “Contadores de histórias: a técnica de emoção e a emoção técnica” - Celso Sisto
15h às 17h – Mesa Redonda: “Centenário de Nelson Werneck Sodré” - Luitgarde Barros e José Marques de Melo
17h30 às 19h – Centenário de Arnon de Mello - Carlos Mendonça 
19h30 às 21h – Palestra: “O Homem Macho Pelo Avesso do Mito e da Lenda” - Elaine Ferreira do Nascimento e Jorge Luis de S. Riscado

SALA LUITGARDE BARROS

10h às 12h – Palestra: “Educação nutricional na formação de hábitos saudáveis na infância” - Ana Cristina Quixabeira (70 vagas)
16h às 18h – PROLER Oficina: “Não deixe a poesia morrer” - Isvânia Marques (40 vagas)

SALA JOSÉ MARQUES DE MELO

Oficina de Inclusão: (para pessoas com deficiência mental e múltiplas) 
9h30 às 10h30 - “A baratinha” (60 vagas)
11h às 12h30 – “A cigarra e a formiguinha” (60 vagas)
14h às 17h - PROLER Oficina: “Leitura e Biblioteca: uma questão de inclusão social” - Clarice Ferraz (CB/UFAL) (30 vagas)

SALA MANOEL CORREIA DE ANDRADE

10h às 12h - Palestra: “Design no campo da educação e tecnologia” - Cleber Nauber (70 vagas)
14h às 17h - PROLER Oficina: “Pesquisa online em portais e base de dados” - Monalisa Alves Barros (30 vagas)

SALA LÊDO IVO

10h – Palestra: “Educação Continuada – Plano de Carreira” - Andrea Carnaúba (70 vagas)
14h às 17h – Oficina PROLER: “Novas Tecnologias para Preservação de Acervo” - Glaucia Gomes (40 vagas)

SALA NISE DA SILVEIRA

10h às 12h30 - Bate-papo com autores 
14h às 18h30 - Bate-papo com autores

PALCO “LIVRO ABERTO”

10h às 11h, das 14h às 15h e das 15h30 às 16h30 – Leitura com Letras Sonoras
17h às 18h30 – Lançamentos de livros 
19h às 22h - Literatura e as Diversas Possibilidades de Arte
I Seminário SESC Alagoas de Literatura Infanto-Junevil

OFICINA DO ESCRITOR

10 às 22h – De pesquisa em pesquisa descubro o mundo - Visita orientada aos processos de funcionamento de uma biblioteca até a descoberta da escrita

CAFÉ LITERÁRIO

19h – Lançamento coletivo de autores da Edufal

DIA 27 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA)

AUDITÓRIO

10h às 13h – PROLER Encerramento - Painel: “Lei nº 12.244 – Universalização das bibliotecas escolares no Brasil” - Francisca Rosaline L. Mota e Cícero Péricles
14h às 17h – Palestra “Nossa Língua Portuguesa – Uma Conversa Com o Prof. Pasquale” - Prof. Pasquale Cipro Neto
Auditório A:
19h às 21h – Palestra: “Ações culturais com jovens em comunidade de risco” - Licurgo Spinola
Auditório B:
19h às 22h – Painel Literário SESC- A nova literatura é uma literatura nova? - Marcelino Freire, autores do Prêmio SESC de Literatura e convidados Mediação de Joelma Rodrigues e Maria José Duarte

SALA AUDÁLIO DANTAS

10h – Palestra: “O Pré-Sal e seus desafios” - Marcos Gonçalves (Petrobras – AL)
14h às 15h30 – Palestra: “A Utilização das Mídias Sociais no Ambiente Educacional” - Dalgoberto Miquilino Pinho Jr.
16h – Palestra: “O Pré-Sal e seus desafios” - Marcos Gonçalves (Petrobras - AL)
19h – Mesa Redonda: “Literatura, memória e globalização” - Presenças Internacionais: Simonetta Agnello, Giancarlo De Cataldo, Giorgio De Marchis

SALA LUITGARDE BARROS

10h às 13h – Oficina: “Conte uma História: O Lúdico na Literatura Infantil” - Marize Sarmento e Maria Isabel Barbosa Fernandes (35 vagas)
16h às 18h – Mesa Redonda: “Sertão, República e Nação: Uma Chave de Leitura para a Ação ‘Civilizadora’ de Delmiro Gouveia na Vila da Pedra” - Elcio Verçosa, Elcio Verçosa Filho e Edivaldo F. do Nascimento (50 pessoas)

SALA JOSÉ MARQUES DE MELO

Oficina de Inclusão: (para pessoas com deficiência mental e múltiplas)
9h30 às 10h30 - “A baratinha” (60 vagas)
11h às 12h30 - “A cigarra e a formiguinha” (60 vagas) Oficina de Inclusão (para pessoas com deficiência mental e múltiplas)
14h às 15h30 – “A baratinha” (60 vagas)
16h às 18h – “A cigarra e a formiguinha” (60 vagas)

SALA MANOEL CORREIA DE ANDRADE

Oficina: “Música e Dança na Educação Infantil” - Cleriston Izidro dos Anjos e Gicelma de Oliveira Cavalcante
10h às 12h - Módulo I
14h às 18h - Módulo II (40 vagas)

SALA LÊDO IVO

10h às 13h – Oficina: “Entre a Lei e a Prática: subsídios para trabalhar a questão racial no espaço da escola” - Nanci Helena Rebouças Franco (30 vagas)
16h às 17h – Palestra: “A ironia na ficção de Graciliano Ramos.” - Neide Medeiros Santos
17h às 18h – Palestra: “A história literária e cultural de Palmeira dos Índios” - Isvânia Marques

SALA NISE DA SILVEIRA

10h às 12h30 - Bate-papo com autores 
14h às 18h30 - Bate-papo com autores

PALCO “LIVRO ABERTO”

10h às 11h, das 14h às 15h e das 15h30 às 16h30 – Leitura com Letras Sonoras
17h às 18h30 – Lançamentos de livros

OFICINA DO ESCRITOR

10 às 22h – De pesquisa em pesquisa descubro o mundo - Visita orientada aos processos de funcionamento de uma biblioteca até a descoberta da escrita

CAFÉ LITERÁRIO

19h – Lançamento coletivo de autores da Edufal

DIA 28 DE OUTUBRO (SEXTA-FEIRA)

AUDITÓRIO

Ìgbà Ábídí – VI Seminário Afro-Internacional - Ìkàwe ! Ìmó (Leitura e saber) - Países Presentes: Cabo Verde, Moçambique, Angola e Guiné Bissau
10h às 12h
14h às 17h

Auditório A:

19h às 22h – Painel Literário SESC – A nova literatura é uma literatura nova? - Lorival Holanda, autores do Prêmio SESC Mediação de Joelma Rodrigues e Maria José Duarte

Auditório B:

19h – Palestra: “Educando com as Ferramentas da Simplicidade” - Hamilton Werneck

SALA AUDÁLIO DANTAS

10h às 12h – Mesa redonda : Poesia em movimento - José Inácio Vieira de Melo, Lêdo Ivo, Ricardo Cabús e Gal Monteiro
16h às 18h – Mesa Redonda: “João Craveiro Costa – revisitando o pensador da História, da Pedagogia e da didática em Alagoas” - Elcio de Gusmão Verçosa, Elione Maria Nogueira Diógenes e Ivanildo Gomes dos Santos 
19h – Palestra: “Jornalismo Literário” - Fernando Morais e Teresa Ribeiro

SALA LUITGARDE BARROS

10h às 13h – Oficina: “Novas Tecnologias para Preservação do Acervo” - Gláucia Gomes (40 vagas)
16h às 18h – Lançamento: “VII Tópica – Revista de Psicanálise “ e do site do Grupo Psicanalítico de Alagoas – GPAL- (80 vagas)

SALA JOSÉ MARQUES DE MELO

10h às 13h - Palestra: “Comunicação Visual” - Paulo Araújo (70 vagas)
Apresentação: “Leitura e Cultura na 3ª Idade”- Grupo Novo Despertar
14h às 16h (60 vagas)
16h às 18h (60 vagas)

SALA MANOEL CORREIA DE ANDRADE

Oficina: “Publicações Periódicas Científicas Impressas” - Anamaria da Costa Cruz
10h às 13h – Módulo I
14h às 18h – Módulo II (30 vagas)

SALA LÊDO IVO

10h às 12h – Palestra: “Biblioteca como espaço de memória” - Adriana Guimarães e Ana Cláudia Magalhães (70 vagas)
16h às 17h – Palestra: “A importância da leitura para crianças e jovens alagoanos” - Carlindo de Lira Pereira 
17h às 18h – Palestra: “Pontos de lazer e difusão da cultura de Arapiraca” - Franciane Santos Azevedo

SALA NISE DA SILVEIRA

10h às 12h30 - Bate-papo com autores
14h às 18h30 - Bate-papo com autores

PALCO “LIVRO ABERTO”

10h às 11h, das 14h às 15h e das 15h30 às 16h30 – Leitura com Letras Sonoras
17h às 18h30 – Lançamentos de livros

OFICINA DO ESCRITOR

10 às 22h – De pesquisa em pesquisa descubro o mundo - Visita orientada aos processos de funcionamento de uma biblioteca até a descoberta da escrita

CAFÉ LITERÁRIO

19h – Lançamento coletivo de autores da Edufal

DIA 29 DE OUTUBRO (SÁBADO)

AUDITÓRIO

10h às 12h – Projeto: “Mães Leitoras e Arapiraquinhas” - Prefeitura de Arapiraca
15h às 19h – SESC Mostra Gogó da Ema de Contadores de História
19h às 22h – SESC Mostra Gogó da Ema de Contadores de História

SALA AUDÁLIO DANTAS

15h – Mesa Redonda: “Jornalismo Literário” - Ricardo Kotscho, Audálio Dantas e Fernando Morais
18h – Conferência: “Relação cultural Itália e Brasil em especial MIB 2011/2012” - Francesco Piccione (Consul da Itália)
20h – Palestra: “Metrópole Comunicacional e Fetichismos Visuais” - Massimo Canevacci (Itália)

SALA LUITGARDE BARROS

Oficina SESC: “Estudos e formação para Contadores de Histórias”
10h às 12h - Módulo I
13h às 15h - Módulo II (30 vagas)

SALA JOSÉ MARQUES DE MELO

Oficina: “Oficina de Criatividade” - Luciana Bezerra
10h às 13h - Módulo I
14h às 18h - Módulo II (40 vagas)

SALA MANOEL CORREIA DE ANDRADE

10h às 12h – Mesa Redonda: “Índios de Alagoas – Economia e Cotidiano” - Luiz Sávio de Almeida e Amaro Leite da Silva (70 vagas)
14h às 15h – Palestra: “Bullying, to fora! Como identificar seus personagens” - Nara Virgínia Rocha Simões Anadão (90 vagas)
16h às 18h – Mesa-Redonda: “As esquerdas e a Democracia”, seguido de lançamento dos autores Michel Zaidan, Marco Mondaini

SALA LÊDO IVO

Oficina SESC: “Estudos e formação para Contadores de Histórias” - (30 vagas)
16h às 18h – Palestra: “Uma breve viagem pela tradição literária de Penedo” - Francisco Araujo Filho (70 vagas)

SALA NISE DA SILVEIRA

10h às 12h30 - Bate-papo com autores 
14h às 18h30 - Bate-papo com autores

PALCO “LIVRO ABERTO”

10h às 11h , das 14h às 15h e das 15h30 às 16h30 – Mostrinha Gogó da Ema de Contadores de Histórias 
17h às 18h30 – Lançamentos de livros

OFICINA DO ESCRITOR

10 às 22h – De pesquisa em pesquisa descubro o mundo - Visita orientada aos processos de funcionamento de uma biblioteca até a descoberta da escrita

CAFÉ LITERÁRIO

19h – Lançamento coletivo de autores da Edufal

DIA 30 DE OUTUBRO (DOMINGO)

AUDITÓRIO

10h às 12h – Palestra Show –“Colcha de leituras”- ensaios para unir amores e alinhavar leitores - Jonas Ribeiro
13h às 19h – SESC Mostra Gogó da Ema de Contadores de História
20h – SESC Palestra: “A contação de estórias no processo leitor” - Rubem Alves

SALA AUDÁLIO DANTAS

10h às 12h – Mesa Redonda: “A importância da sociedade civil para a construção de políticas públicas do livro, da literatura e da leitura” - Maria das Dores Andrade de Barros, Vereador Proponente da Lei do livro de Olinda, Leocádia da Hora e Amanda Lima
15h às 16h30 – Lançamento: “Revista Política Democrática”
16h30 às 18h – Lançamento do Livro: “Grande Sertão”, do Dirceu Lindoso 
18 às 19h30 – Palestra: “Astrojildo Pereira: a crença num Brasil gigante.” - J. R. Guedes de Oliveira
20:00h – Palestra: “Dario Fo: a dramaturgia a partir da cena” - Neyde Veneziano

SALA LUITGARDE BARROS

Oficina SESC: “Formação para Contadores de Histórias” 
10h às 12h - Módulo I
13h às 15h - Módulo II (30 vagas)

SALA JOSÉ MARQUES DE MELO

Oficina de Braille: Noções Básicas 
10h às 12h - Módulo I
14h às 18h - Módulo II (20 vagas)

SALA MANOEL CORREIA DE ANDRADE

Oficina de Libras: Noções Básicas - Suely Sampaio R. Jimenez, Jerlan Pereira Batista e Jaqueline Soares dos Santos
10h às 13h - Módulo I
15h às 18h - Módulo II (35 vagas)

SALA LÊDO IVO

10h às 12h – Oficina: “Felicidade Clandestina: Uma Experiência de Leitura Literária na Educação Básica” - Jairo José Campos da Costa (50 vagas)
16h às 18h – Palestra: “Justiça à poesia” Pedro Onofre de Araújo

SALA NISE DA SILVEIRA

10h às 12h30 - Bate-papo com autores
14h às 18h30 - Bate-papo com autores

PALCO “LIVRO ABERTO”

10h às 11h, das 14h às 15h e das 15h30 às 16h30 - Mostrinha Gogó da Ema de Contadores de Histórias
17h às 18h30 – Lançamentos de livros

OFICINA DO ESCRITOR

10 às 22h – De pesquisa em pesquisa descubro o mundo - Visita orientada aos processos de funcionamento de uma biblioteca até a descoberta da escrita

CAFÉ LITERÁRIO

19h – Lançamento coletivo de autores da Edufal