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quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Educação Infantil

Olá pessoal!
Mais uma boa dica de leitura para quem trabalha com a Educação Infantil.
Autora: Zilma de Moraes Ramos de Oliveira

Coleção: Docência em Formação




Este livro aborda aspectos que historicamente têm orientado a ideia de quais seriam as funções da creche e da pré-escola enquanto instituições de atendimento e educação de crianças pequenas e de como o cotidiano delas deva ser organizado. Discute o dualismo com que as funções dessas instituições têm sido pensadas em razão da camada social atendida: custódio-assistencial para os mais pobres e educativo-desenvolvimentista para as crianças dos meios sociais mais favorecidos. Destaca elementos para a construção de uma proposta pedagógica por parte das instituições infantis com base numa visão de desenvolvimento como processo sociocultural que envolve a criança como um todo na interação com parceiros diversos em ambientes simbolicamente estruturados e com base no reconhecimento da importância de um trabalho com as famílias na promoção do direito das crianças à infância.

Sumário


Aos professores; Apresentação da coleção; Prefácio à nova edição; Razões para este livro; Capítulo I - Uma introdução ao tema; Capítulo II - Pode-se falar em uma escola da infância?; 1. Metas almejadas; 2. Educação para a cidadania e para o convívio com diferenças; Capítulo III - Os primeiros passos na construção das ideias e práticas de educação infantil; 1. Lar, "doce" lar; 2. Pioneiros da educação infantil; 3. A construção de concepções teóricas sobre a educação da infância; 4. Um olhar sobre as novas propostas educacionais; Capítulo IV - A educação infantil europeia no século XX; Situação atual da Europa; Capítulo V - Os primeiros passos da história da educação infantil no Brasil; O Brasil República; Capítulo VI - Novos tópicos na história da educação infantil no Brasil; Capítulo VII - A construção social da criança; 1. O desenvolvimento humano é um processo de construção; 2. Dois autores interacionistas; 3. Vygotsky; 4. Wallon; Capítulo VIII - O desenvolvimento humano é uma tarefa conjunta e recíproca; As interações criança-criança como recurso de desenvolvimento; Capítulo IX - O desenvolvimento da motricidade, da linguagem e da cognição; 1. O desenvolvimento da motricidade; 2. O desenvolvimento linguístico; 3. A construção do pensamento infantil; Capítulo X - A brincadeira e o desenvolvimento da imaginação e da criatividade; Capítulo XI - A parceria com a família na educação da criança; Capítulo XII - A busca de uma proposta pedagógica; Construindo parâmetros de uma adequada educação infantil; Capítulo XIII - Educação e saúde; Capítulo XIV - Os ambientes de aprendizagem como recursos pedagógicos; Capítulo XV - Uma pedagogia interacional na educação infantil; Interações criança-criança; Capítulo XVI - O conhecimento enquanto rede de significações; Capítulo XVII - A organização de atividades culturalmente significativas; 1. O trabalho pedagógico com múltiplas linguagens; 2. O jogo como recurso privilegiado de desenvolvimento da criança pequena; 3. A pedagogia de projetos didáticos; Capítulo XVIII - O trabalho com crianças com necessidades educativas especiais; Capítulo XIX - A avaliação na educação infantil.

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