"- Ensinar exige rigorosidade metódica; - Ensinar exige pesquisa; - Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos; - Ensinar exige criticidade; - Ensinar exige estética e ética; - Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo; - Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação; - Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática; - Ensinar exige o reconhececimento e a assunção da identidade cultural......"
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sexta-feira, 12 de outubro de 2012
15 DE OUTUBRO.
SOU PROFESSOR(A)
“Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, por
não poder ser neutra, minha prática exige de mim uma definição”. Uma tomada de
posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo.
Não
posso ser professor a favor de quem quer que seja e a favor de não importa o
quê.
Não
posso ser professor a favor simplesmente do homem ou da humanidade, frase de
uma vaguidade demasiado contrastante com a concretude da prática educativa.
Sou
professor a favor da decência contra o despudor, a favor da liberdade contra o
autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade, da democracia contra a
ditadura de direita ou de esquerda.
Sou
professor a favor da luta constante contra qualquer forma de discriminação,
contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais.
Sou
professor contra a ordem capitalista vigente que inventou esta aberração:a
miséria na fartura.
Sou
professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo. Sou professor
contra o desengano que me consome e imobiliza.
Sou
professor a favor da boniteza de minha própria prática, boniteza que dela some
se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por este saber, se não
luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo, descuidado,
corre o risco de se amofinar e de já não ser o testemunho que deve ser de
lutador pertinaz, que cansa mas não desiste. Boniteza que se esvai de minha
prática se, cheio de mim mesmo, arrogante e desdenhoso dos alunos, não canso de
me admirar. ” (Paulo Freire emPedagogia
da Autonomia, São Paulo, Paz e Terra, 2011)
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