Palestrantes: Paulo Alves da Silva -Analista em Políticas Educacionais - MEC
Maria Luiza Martins Aléssio - MEC
•"A gestão democrática da escola significa a articulação entre instrumentos formais - eleição de direção, conselho escolar, descentralização financeira - e práticas efetivas de participação, que conferem a cada escola a capacidade de articular a diversidade e construir singularidades, integrando um sistema de ensino que, também democraticamente, promova a participação nas políticas educacionais mais amplas".
"A democracia não é um fim em si mesma; é uma poderosa e indispensável ferramenta para a construção contínua da cidadania, da justiça social e da liberdade compartilhada (Cortela, 2005)"
O que estamos entendendo pela palavra currículo?
À palavra currículo associam-se distintas concepções;
Diferentes fatores sócio-econômicos, políticos e culturais contribuem, assim, para que currículo venha a ser entendido como:
(a) os conteúdos a serem ensinados e aprendidos;
(b) as experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos;
(c) os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais;
(d) os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino;
(e) os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarizaçã.
...
parabenizo as equipes: Educação Infantil, Educação Especial e Creamb pela participação no VI Seminário de Abertura da Formação Continuada da SEMED. Excelente entrosamento entre as equipes.
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