Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de abril de 2010

VI Seminário de Formação e Valorização Profissional 2010

Tema: Gestão Democrática, Currículo, Conhecimento e Cultura.
Palestrantes: Paulo Alves da Silva -Analista em Políticas Educacionais - MEC
                    Maria Luiza Martins Aléssio - MEC

Slide 32
"A gestão democrática da escola significa a articulação entre instrumentos formais - eleição de direção, conselho escolar, descentralização financeira - e práticas efetivas de participação, que conferem a cada escola a capacidade de articular a diversidade e construir  singularidades, integrando  um sistema de ensino que, também democraticamente, promova a participação nas políticas educacionais mais amplas".
"A escola de que precisamos é aquela que. sem abandonar o ideal de uma formação humanística integral, preocupe-se, acima de tudo, com a recuperação da auto-estima de seus alunos, como pré-requisito para o exercício de suas capacidades intelectuais. ... A escola de nosso tempo e lugar tem de saber articular as redes comunitárias de solidariedade, ao invés de permanecer um corpo estranho e hostil na comunidade, beneficiando-se e contribuindo para articulação institucional das várias políticas sociais destinadas a combater a exclusão social. (Zaidan, 2003)."

"A democracia não é um fim em si mesma; é uma poderosa e indispensável ferramenta para a construção contínua da cidadania, da justiça social e da liberdade compartilhada (Cortela, 2005)"

O que estamos entendendo pela palavra currículo?
  À palavra currículo associam-se distintas concepções;

 Diferentes fatores sócio-econômicos, políticos e culturais contribuem, assim, para que currículo venha a ser entendido como:
(a) os conteúdos a serem ensinados e aprendidos;
(b) as experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos;
(c) os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais;
(d) os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino;
(e) os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarizaçã.
...


Um comentário:

  1. parabenizo as equipes: Educação Infantil, Educação Especial e Creamb pela participação no VI Seminário de Abertura da Formação Continuada da SEMED. Excelente entrosamento entre as equipes.

    ResponderExcluir