Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de julho de 2011

OS FAZERES NA EDUCAÇÃO INFANTIL







"As instituições de Educação Infantil precisam organizar um cotidiano de situações agradáveis, estimulantes, que desafiem o que cada criança e seu grupo de crianças já sabem sem ameaçar sua autoestima nem promover competitividade, ampliando as possibilidades infantis de cuidar e ser cuidada, de se expressar, comunicar e criar, de organizar pensamentos e idéias, de conviver, brincar e trabalhar em grupo, de ter iniciativa e buscar soluções para os problemas e conflitos que se apresentam às mais diferentes idades, e lhes possibilitem apropriar-se de diferentes linguagens e saberes que circulam em nossa sociedade, selecionados pelo valor formativo que possuem em relação aos objetivos definidos em seu Projeto Político-Pedagógico.” (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil / Parecer)

Quem transita e convive no universo escolar e em especial, no universo da educação de crianças pequenas, sabe o quanto é desafiador, mas também maravilhoso e gratificante o trabalho realizado com elas, sabe o quanto é bom observar o encantamento da curiosidade se transformar em aprendizado, observar e contribuir para o universo de relações que se estabelecem, entender como aprendem, como se relacionam com o mundo ao seu redor faz parte do cotidiano dos pais e mães, das professoras e professores e da equipe pedagógica envolvida com o crescimento, com o universo de cada criança.
A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica que compreende a faixa de zero a cinco anos é uma das etapas mais importantes da vida escolar de uma criança, embora seja a meu ver a mais penalizada com o descaso, principalmente na esfera pública, com a falta de formação e de informação dos responsáveis por ela, portanto os saberes e fazeres da educação infantil são objeto da mais legitima preocupação dos educadores e educadoras comprometidos com a educação no país.
Conheci Os Fazeres na Educação Infantil através de uma de suas organizadoras, a amiga Telma Vitória, atualmente professora e pesquisadora da UFAL na área da Educação Infantil e gostei muito do que fui lendo nos relatos em crônicas muito interessantes da creche Carochinha da USP de Ribeirão Preto.
Na sua 11ª edição revista e atualizada, o livro Os Fazeres na Educação Infantil traz textos e crônicas, numa linguagem muito especial, de gente séria e competente que trabalha com esta fase da vida. Todos os escritos trazem importantes reflexões acerca de vários aspectos do desenvolvimento da criança pequena num espaço por excelência de aprendizado, que é a escola. É um excelente livro de pesquisa que aborda temas e questões que nos deparamos todos os dias, quer seja na escola, quer seja nas casas das famílias das crianças.
Por compreender que as dimensões do Educar, do Brincar e do Cuidar não podem ser dissociadas nem banalizadas e/ou realizadas de qualquer jeito é que acredito que um investimento sério na formação e na valorização dos profissionais envolvidos nessa etapa da vida da criança pequena é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da Educação no país.
Os Fazeres na Educação Infantil é um livro que vale a pena ter na biblioteca de todas as escolas de Educação Infantil, pois não precisa ser lido “de carreirinha”. Pais e mães, professoras e professores, equipes pedagógicas das escolas e das secretarias, em muitos lugares responsáveis pela formação continuada dos profissionais que atuam nesta etapa de ensino, se beneficiarão muito com a leitura de um livro que é, a meu ver, um excelente manual de boas práticas para essa etapa da vida que não deve se curvar ao improviso institucionalizado que tem sido a regra do atendimento.


Serviço:

Este livro conta histórias sobre as formas de trabalhar com as crianças em creches e pré-escolas. As histórias tecem as experiências práticas e os conhecimentos produzidos por um grupo de educadores e pesquisadores do Cindedi, ambos da Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto. Os temas abordados são - os medos, a alimentação, a higiene, o sono, as mordidas, as brigas, os materiais didáticos e os brinquedos, a chegada de uma criança e sua família na creche, a inclusão da criança com necessidades especiais, os afetos e desafetos, a organização dos tempos e espaços, a aprendizagem e seus desafios, os limites, a disciplina e a as múltiplas linguagens experimentadas pelas crianças, suas famílias e seus educadores.

OS FAZERES NA EDUCAÇAO INFANTIL
Organizadores: MARIA CLOTILDE ROSSETTI-FERREIRA, ANA MARIA MELLO, TELMA VITÓRIA, ADRIANO GOSUEN E ANA CECÍLIA A. CHAGURI
Editora: CORTEZ

Edna Lopes
Link para este texto:http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/3086652

Nenhum comentário:

Postar um comentário