Pesquisar este blog

domingo, 14 de agosto de 2011

JUÍZA NEGRA DERRUBA O PRECONCEITO




Juíza Luislinda

Mulher negra, pobre, nordestina, divorciada e com cabelo com tranças rastafari vermelho. Não foi fácil o caminho trilhado pela juíza Luislinda Valois dos Santos, 69 anos, nascida na Bahia – primeira magistrada negra do país. Mesmo tendo nascido em um Estado predominantemente de população negra, ela enfrentou muitos preconceitos e teve que começar a carreira jurídica no Paraná, onde não foi discriminada.

Já foi confundida com assaltante, sofreu hostilidade de colegas de carreira jurídica e até hoje não conseguiu ser promovida a Desembargadora no seu Estado.

Aos 9 anos, na escola, Luislinda ouviu de um professor o que poderia ser a sua sentença de vida. 'Vá aprender a fazer feijoada na casa de uma branca que você vai ser mais feliz', disse o professor à estudante que não tinha o material escolar solicitado por ele.

A menina saiu correndo da sala de aula, mas depois, já recomposta, voltou e respondeu: 'professor, não vou aprender a fazer feijoada, não. Vou estudar para ser juíza e quando crescer vou te prender' – disse a aluna humilhada.

Foi assim que nasceu o sonho de ser magistrada. A promessa foi cumprida: ela conseguiu concluir o curso de Direito, seguiu estudando e se tornou juíza.

Luislinda retornou à escola, mas não prendeu o professor racista. A história de vida da magistrada negra foi contada por ela, durante o IV Congresso Estadual dos Servidores do Judiciário, promovido pelo sindicato da categoria (Sindjus-RS) realizado neste final de semana em Porto Alegre.


(  Correio do Povo  POA / 7 de agosto de 2011 )

2 comentários:

  1. Magnólia que tem nome de FLOR e cheiro de PERFUME... á sentiu o perfume de magnólia?
    pois sim é divino...
    Fico muito honrada pela sua visita e pelo seu comentário.
    Sinta-se a vontade! Aquele é um espaço de partilha, de trocas.
    Eu tenho que agradecer.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Malu, obrigada!
    É, eu conheço o perfume da magnólia e garanto que supera a beleza da flor. Existe um poema de Luiza Neto Jorge que é muito bonito, vou postá-lo. Um abraço e uma excelente semana.

    ResponderExcluir