Pesquisar este blog

sábado, 17 de dezembro de 2011

XXVII Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil – Salvador Ba




Edna minha querida, amei seu texto, relata com fidelidade o maravilhoso encontro, e você tem toda razão quando diz que Salvador nos energiza e nos revigora.


 “O Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) é um movimento social que, desde 1999, luta pela concretização do atendimento de qualidade às crianças de 0 a 5 anos e 11 meses em instituições de educação infantil no Brasil, articulando em Fóruns de Educação Infantil de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal profissionais que atuam diretamente na área da Educação Infantil, universidades, gestores, ONG, sindicatos etc.
      O MIEIB tem como um dos seus objetivos a divulgação de uma concepção de Educação Infantil comprometida com os direitos fundamentais das crianças e a ampliação da consciência coletiva sobre a importância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento do ser humano. Entre os vários princípios que defende estão:

- a garantia e o reconhecimento do direito constitucional das crianças de até cinco anos (independentemente de raça, idade, gênero, etnia, credo, origem sócio-econômica-cultural etc.) ao atendimento em instituições públicas, gratuitas e de qualidade;

- o reconhecimento da Educação Infantil como primeira etapa da educação básica, parte da estrutura e do funcionamento do sistema educacional brasileiro;

- a concepção de criança como sujeito de direitos, ativo e participativo no seu contexto histórico-cultural;

- a indissociabilidade cuidar/educar visando o bem-estar, o crescimento e o pleno desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos e 11 meses;

- a implementação de políticas públicas que visem a expansão e a melhoria da qualidade do atendimento educacional abrangendo toda a faixa etária 0 a 5 anos e 11 meses.”

 

      Este preâmbulo faz parte do texto CONSIDERAÇÕES DO MOVIMENTO INTERFÓRUNS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO BRASIL, MIEIB, na mesa  Diferentes interlocutores dialogam sobre uma política curricular e a definição de expectativas de aprendizagem e conhecimento para a educação básica, em evento organizado pelo MEC, da qual participaram ANPED, CNE, CONSED, MIEIB e UNDIME.
      Resgatei este texto porque, a meu ver, resume com clareza os compromissos do MIEIB  em relação as principais questões que hoje são preocupação dos educadores, pais e mães e representantes de diversas instituições que atuam na defesa da Educação Infantil  no Brasil.
      Participei, representando a coordenação do Fórum Alagoano em Defesa da Educação Infantil, FADEDI-AL, do XXVII Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB)/II Encontro Estadual de Educação Infantil da Bahia, na cidade de  Salvador/BA, no período de 15 a 18 de novembro de 2011. O tema do encontro: Educação Infantil e Justiça Social: Direito da Criança e Dever do Estado pautou as demandas  atuais da educação Infantil no Brasil.
     Questões como o Direito da Criança, o financiamento no PNE que os brasileiros e brasileiras esperam ver aprovado ainda este ano, o CAQI, custo aluno qualidade inicial na Educação Infantil, as políticas e os programas voltados para a Educação Infantil  gestados pelo MEC/SEB/FNDE, a Inclusão e as Diversidades, com as temáticas do  Campo, Indígena e Étnico Racial, o Trabalho docente e a Formação do educador e as Culturas da Infância ocuparam os debates  dos dois dias de encontro aberto ao público, na sede do Ministério Público da Bahia.
      Nos dias anteriores ao encontro aberto, as representações estaduais discutiram as demandas do movimento, socializaram suas preocupações com relação a essas demandas a exemplo da resolução do Conselho Nacional de Educação sobre a data de corte e a adoção de políticas públicas de avaliação em larga escala do desenvolvimento da criança de 0 até 6 anos de idade e rascunharam a Carta de Salvador, documento orientador e instrumentalizador para os fóruns estaduais na defesa das pautas nacionais que tratam da Educação Infantil.
     Como educadora e representante da Uncme – AL   no FADEDI,  sei da importância de momentos assim pois afirmam  nossos propósitos diante da luta, fortalecem nossa caminhada junto aos parceiros, além de conquistarmos mais corações e mentes para a nossa causa. Momentos especiais, desde a mesa de abertura com uma criança e sua mãe na mesa, reafirmando a importância e alegria de estarem ali, as apresentações culturais dos dois dias do evento, o encerramento com a fantástica Lydia Ortélio foram motivos para que quem participou do encontro saísse de lá com a sensação boa de que há muito a se fazer ainda, mas a fé e a alegria que nos anima e impulsiona se renova, em momentos assim.
     Nos mais, rever Salvador  é sempre uma alegria e um momento especial para ir a lugares maravilhosos e especiais,  rever amigos queridos, trocar afeto e voltar de lá energizada para  mais  um ano de muita luta para fazer o direito das crianças de ter infância e ter  acesso a uma educação realmente com qualidade social referenciada. Disponibilizo aqui algumas fotos do evento do meu arquivo pessoal, além de algumas da cidade que tão bem nos acolheu nesses dias.
Por Edna Lopes

3 comentários:

  1. Magnólia,
    Movimento muito importante, parabéns pela sua efetiva participação. As fotos das praias da sua página são lindas. Um abraço e um ótimo domingo, bjs

    ResponderExcluir
  2. Magnólia,
    Aproveitando passar para lhe desejar um Natal abençoado e um Ano Novo repleto de realizações. Um abraço a todos familiares. Bjs
    Ivana.

    ResponderExcluir
  3. Querida, muita paz,luz,alegria, amor e sobretudo momentos inesquecíveis.Bom Natal!Bjs Eloah

    ResponderExcluir