Pesquisar este blog

domingo, 8 de setembro de 2013

Reflexão com Rubem Alves



Pegando carona no livro de Rubem Alves “Histórias de quem gosta de ensinar” gostaria de trazer uma reflexão sobre nossas escolas.

As escolas veem a criança como um ser inútil, que nada produz e, deve ser educada para “ser alguma coisa na vida”, ser produtiva para a sociedade.

Desde antes do nascimento, muitos pais colocam seus filhos na lista de espera da escola mais famosa, que garante uma “educação de qualidade”, um excelente desempenho no vestibular e a vaga na melhor Universidade.

Não façam isso com seus filhos!

Nem sempre o que a sociedade valoriza é o melhor para as crianças. Precisamos mudar a mentalidade de que apenas se nossos filhos forem “doutores” serão bem sucedidos na vida.
Nossa educação forma mecânicos, pequenos robôs. O mecânico é aquele que pensa que tudo está bem e basta trocar uma peça para voltar a funcionar. É um ser que tem as asas da imaginação cortadas.

Cada vez mais precisamos de indivíduos criadores, que olhem a sociedade e percebam que tudo está errado e é necessário recomeçar. A partir daí, inventem novos caminhos nunca antes mapeados, se arrisquem sem medo, pois só assim as mudanças acontecem verdadeiramente.

As escolas que enxergam a criança como um ser completo, são as melhores. Podem não ser as mais famosas, mas tem a preocupação de ouvir os alunos, saber o que gostam, onde vivem, o que sentem e pensam.

Não consideram as pessoas pela sua utilidade no meio social, mas como indivíduos pensadores e criativos que são.

As escolas que vivem o tempo presente, buscando um aprendizado que faça felizes as crianças, estão no caminho certo.

Não aceite uma educação que coloque seus filhos numa caixinha, enquadrando-os e tolhendo sua liberdade de expressão.

Mais do que colocar o “Xis” na resposta certa, as boas escolas sabem que não ensinam, apenas oferecem opções para um futuro de realização pessoal e felicidade. São nessas, que podemos acreditar.

Antes de escolher uma escola para colocar seus filhos (seja na rede pública ou privada) verifique antes se eles gostam de crianças. Isso é fundamental!

(Ana Lieri)


Nenhum comentário:

Postar um comentário