Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Educação Infantil / Características e Singularidades

A Educação Infantil traz uma nova roupagem, privilegiando a construção do caráter, a formação pessoal, a capacidade de enfrentamento das mais diversas situações, o respeito às diferenças, enfim a formação global da criança para que ela se prepare par ser um adulto consciente dos seus direitos e deveres.
A criança, quando chega à escola, deseja ser amada, acolhida, aceita e ouvida. Quando ela se satisfaz em todas as suas expectativas ou na maioria delas, desperta para uma vida de curiosidade e de aprendizado. Cabe ao professor organizar esse espaço de busca e interesse das crianças.
Para isso, é necessário ter sensibilidade e percepção acerca do mundo infantil e suas singularidades. É fundamental observar que a criança passa por fases de desenvolvimento, e que cada uma delas é importantíssima para a sua formação geral.
A infância é uma etapa muito importante para o indivíduo porque é a fase em que ele passa por uma adaptação progressiva ao meio físico, cujo objetivo é o equilíbrio entre o “eu” e o “outro”. Segundo Piaget (1985), “educar é adaptar o indivíduo ao meio social ambiente”. Cabe à Educação Infantil, então, propiciar essa inter-relação da criança com o mundo, de maneira lúdica e prazerosa, de forma a possibilitar que esse equilíbrio seja desenvolvido por ela e cujas conquistas refletirão por toda sua vida.
Brincar é uma atividade universal, encontrada nos vários grupos humanos, em diferentes períodos históricos e estágios de desenvolvimento econômico. É claro que as brincadeiras variam de uma época para outra e de uma cultura para outra. Há algumas brincadeiras que extrapolam os limites históricos, se perpetuando por muitas gerações, assim como os geográficos, sendo reconhecidas em diversas localizações.
A brincadeira tem uma força cultural muito grande, porque, por meio da brincadeira, a criança vai conhecer, aprender e se constituir como ser pertencente a um grupo. Dessa forma, podemos dizer que a brincadeira e o jogo são meios para a construção da identidade cultural da criança.

(Texto Fragmentado - Material Didático "Educação Infantil / Características e Singularidades)
Sistema de Ensino Portal Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário