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sexta-feira, 23 de julho de 2010

INCLUSÃO


COMO ESTABELECER COMUNICAÇÃO COM UM ALUNO QUE NÃO FALA E NÃO ESCREVE DEVIDO SUA DEFICIÊNCIA FÍSICA?

     Quando pensamos no termo “acessibilidade” o que nos vem logo à mente são as obras e serviços de adequação dos edifícios e do espaço urbano. Porém, acessibilidade não significa apenas permitir que pessoas com deficiências possam se locomover pelos espaços. Pensar em acessibilidade é garantir a inclusão de todos em qualquer ambiente, atividade ou uso de recurso. Quando falamos na inclusão do aluno com deficiência sem fala articulada, precisamos pensar em acessibilidade comunicativa, ou seja, como ele irá expressar seus desejos, questionamentos, entendimentos e sentimentos.
     De acordo com os autores Church e Glennen, a Comunicação Alternativa/Ampliada(CAA) é uma das modalidades da Tecnologia Assistiva que atende pessoas sem fala ou escrita funcional.  Busca , por meio da valorização de todas as formas expressivas do sujeito e da construção de recursos próprios, ampliar sua via de expresssão e compreensão. O conhecimento sobre recursos e estratégias específicas de CAA que apóiam alunos e professores na inclusão ainda é muito recente, porém extremamente relevante. Justifica-se, dessa forma, a necessidade da aproximação do professor com esse conhecimento que tanto irá auxiliá-lo  na sua prática. Alguns exemplos desses recursos são as pranchas de comunicação, construídas com simbologia gráfica, fotografias, letras ou palavras escritas, que são utilizadas pelo usuário da CAA para se expressar. Também envolve o uso de gestos, expressões faciais, objetos tridimensionais, computadores adaptados e softwares específicos. Quando falamos dos usuários de CAA, referimo-nos, principalmente a pessoas com deficiência física, mental e ou múltipla. Os profissionais da área da reabilitação e educação também usam CAA, só que como instrumento para sua atividade profissional no atendimento a essas pessoas.
     Portanto, falar em acessibilidade comunicativa na prática pedagógica é pensar na CAA como resposta para vários questionamentos que surgem no dia –a –dia do professor  que recebe esse aluno( ex. Como avaliá-lo? Como será a comunicação dele com o professor e os colegas?)
A escolha pelo uso do recurso de CAA pode afetar significativamente a vida desse aluno, que passará da passividade para a atividade dentro da sala de aula, capaz de vencer barreiras e compensar as suas limitações funcionais.

Carolina Rizzotto Schirmer
Revista Aprendizagem
Ano 2 nº 8/outubro 2008

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