Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Educação Infantil




Livro: Fundamentos da Educação Infantil: Enfrentando o desafio
Autores: Janet Moyles e colaboradores

Auxiliar os profissionais que trabalham com crianças a lidar com questões e desafios de forma profissional e sensível sem perder de foco a importância de oferecer atendimento personalizado a cada um dos pequenos. Isso é o que a professora e consultora em educação infantil Janet Moyles aborda no livro Fundamentos da Educação Infantil - Enfrentando o desafio.

Na obra a especialista destaca que o ritmo das mudanças nos serviços de educação infantil está cada vez mais veloz, que a profissão sofreu alterações que hoje fazem com que seja vista de uma outra forma. "Na última década a nossa profissão foi transformada de um serviço de baixo status de 'cuidar' de crianças pequenas, amplamente considerado como uma extensão do papel de cuidadora das mulheres de família e, portanto, um papel profissional mais baseado no instinto e na experiência do que na formação ou qualificação, em um instrumento de transformação social crucial para criar uma sociedade melhor e atender a objetivos tanto sociais quanto econômicos".

Segundo a autora a rápida mudança, em muitos sentidos, é gratificante, pois mostra que o trabalho junto à educação infantil conquistou reconhecimento. "Ver o nosso trabalho sendo valorizado como um profissional que dá apoio às famílias, mostra-se presente e intervêm na vida das crianças pequenas de modo a garantir seu desenvolvimento físico e intelectual e o desenvolvimento de sua identidade e de seus relacionamentos é muito bom, ao mesmo tempo que é desafiador", destaca Janet.

A cada nova iniciativa do profissional da educação infantil acarreta um conjunto de regulamentos e de requerimentos e novas responsabilidades nos quais somente os mais fortes e resilientes conseguem manter inabalável a sua confiança profissional.

"Os nossos papéis profissionais também estão mudando, conforme os profissionais de educação infantil de diferentes campos de prática aprendem a trabalhar juntos nos interesses das crianças e famílias, e conforme os especialistas em educação infantil se aventuram cada vez mais fora do mundo da pré-escola e assumem um papel de liderança na construção de políticas sociais e na formulação de uma visão de sociedade", enfatiza a autora.

Dilemas da profissão

No título a especialista apresenta pontos que ainda geram dúvidas nos profissionais que atuam na educação infantil:

. Como manter-se fiel ao compromisso com a criança pequena, desenvolvido por meio da nossa formação e experiência a, ao mesmo tempo, abrir-se para novas interpretações e novas intervenções.
. Como manter um foco preciso na criança que está sob nosso cuidado imediato e, ao mesmo tempo, observar com atenção o quadrado maior, nacional e internacional, que dá forma a essa responsabilidade.
. Como manter nossa identidade profissional de 'educadores' e, ao mesmo tempo, compreender e aceitar novos papéis como responsáveis por uma série de consequências, bem mais amplas, para as crianças e famílias.
. Como combinar a posição tradicionalmente modesta e local, da nossa profissão com o papel de liderança, mais assertivo e mais político, atualmente exigido.
Diferenciais
. Auxilia os profissionais que trabalham com crianças a lidar com diversas questões e desafios de modo sensível e profissional;
. Dá especial ênfase na necessidade de personalizar o atendimento de cada criança e refletir cuidadosamente sobre as próprias experiências e as das crianças;
. Escrito de forma clara e acessível. 
Público-alvo
Professores, educadores, formadores de professores, profissionais da educação infantil, formadores de políticas públicas.

A autora 
Janet Moyles -
 É autora de livros sobre os primeiros anos de vida e consultora educacional em Leicester, Reino Unido. Foi professora titular de educação e pesquisa sobre a infância inicial na Anglia Ruskin University.


2 comentários:

  1. Amei receber sua visita e comentário.
    Obrigada de coração, virei aqui mais vezes, sou professora aposentada, me identifico muito com as colegas da educação. Adoro rever muitas coisas relacionadas ao ensino. Parabéns pelo seu blog!
    Espero você nos meus blogs.
    Beijinhos no seu coração!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, ainda estou aprendendo a alimentar e mexer em meu blog.
    Espero sua visita sempre.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir