Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de abril de 2011

NEAF participa do lançamento “Coleção História Geral da África”



Com o objetivo de acompanhar o processo didático e pedagógico referente ao ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena no âmbito de todos os currículos escolares, o Núcleo Educacional de Ações Afirmativas – NEAF participou do lançamento da “Coleção História Geral da África” da Unesco, na última segunda-feira, 04/04, na reitoria da Universidade Federal da Bahia – UFBA, em Salvador.
O evento que promoveu o lançamento da edição em português da “Coleção História da África” reuniu diversos especialistas brasileiros e africanos, autoridades locais, representantes do Movimento Negro, grupos culturais e estudantes para o debate em prol da educação voltada para as questões étnicorraciais. Entre os temas debatidos no evento estavam História da África: importância, reconhecimenro e ressignificação; Interculturalidade: construção de histórias cruzadas e Religião e herança cultural.
A finalidade do NEAF em participar deste encontro foi contribuir com o debate a respeito da formação dos profissionais de educação, produção de materiais pedagógicos, implementação das Leis Federais 11.645/08, a que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nas redes de ensino e 12.288/10 que se refere ao Estatuto da Igualdade Racial além do aprofundamento das relaçãos Brasil-África.
O NEAF acredita que o lançamento desta coleção sobre a História da África foi um passo de muitos que ainda podemos dar em prol do resgate e do reconhecimento do olhar dos africanos como constituição do povo brasileiro e afirmação da nossa identidade. A coleção também irá possibilitar um desenvolvimento maior didático e pedagógico da comunidade escolar.
Entre os palestrantes do evento estavam Valter Silvério, coordenador técnico da edição em Português da Coleção da Unesco e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de São Carlos; Doulaye Konate, presidente da Associação de Historiadores Africanos; Ubiratan Castro, diretor-geral da Fundação Pedro Calmon; Florentina Souza, vice-coordenadora do Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia; Ali Moussa Iye, diretor do Departamento de Diversidade Cultural da Unesco, dentre outros conceituados especialistas da área.
O Núcleo Educacional de Ações Afirmativas – NEAF parabeniza a todos os envolvidos neste projeto e se coloca a disposição para contribuir com a disseminação da História da África; propiciar um momento de reflexão e debate acerca dos temas relacionados e colocar um basta nas mais diferentes formas de racismo que atinge silenciosamente o ambiente escolar, familiar etc… O NEAF celebra esta conquista com um olhar de que muitas outras ainda virão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário