Como a criança aprende?
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Esta pergunta é importante e deveria
ser feita pelos pais e professores de uma maneira geral. Embora os
professores tenham tido em sua formação a disciplina de Psicologia da
Educação, muitos ainda não sabem como funciona a mente da criança, quanto à
aquisição da aprendizagem.
Vamos lá! Vou explicar de uma maneira simples para que todos entendam.
Quando as crianças nascem e vão se desenvolvendo, elas são confrontadas com
uma série de estímulos captados por meio dos sentidos: olfato; audição;
visão; paladar; e tato. Todos estes estímulos são levados até o cérebro da
criança, que responde por meio de comportamentos, tais como, choro, balbucios
etc. Quando uma criança é bastante estimulada quando pequena, seu cérebro
realiza muitas conexões chamadas sinapses, estas, por sua vez, vão
interligando estas conexões com outros neurônios estimulando as reações das
crianças.
Qual seria, então, o papel do adulto neste sentido? Seria de propiciar
o maior número de estímulos para ativar estas células nervosas a realizarem
sinapses. Mas o que isto tem a ver com a aprendizagem? Tudo, uma vez que o
cérebro é ativado constantemente com estes estímulos, as crianças possuem uma
velocidade maior para pensar, sentir e agir no mundo a sua volta.
Mas quando acontece de fato a aprendizagem? Quando estes estímulos se
tornam significativos para aquela criança em específico. Durante todo o dia,
vários estímulos estão presentes ao nosso redor, porém, nem tudo nós
aprendemos de fato. Só aprendemos quando existe sentido, pois sem sentido,
somente obtemos informações que podem ser esquecidas com o tempo.
A criança aprende experimentando e vivenciando o mundo a sua volta com
sentido e significado real. Propiciar situações variadas para que ocorra este
aprendizado é tarefa dos pais e professores, estimulando as crianças em novas
aprendizagens, desenvolvendo o biológico, o psicológico e o social. A criança
precisa ser estimulada pelos adultos, mas também entre si, pois as
experiências são diferentes e todas são necessárias para a convivência neste
mundo.
Portanto, a criança aprende com o meio social no qual está inserida e
dentro de sua cultura.
Dra. Vanda Minini - Graduada em Ciências pela
Universidade São Francisco (1989) e Pedagogia pela Universidade Guarulhos
(1993); Mestre em Psicologia Escolar pela Pontifício Universidade Católica de
Campinas (2001) e Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifício
Universidade Católica de São Paulo
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"- Ensinar exige rigorosidade metódica; - Ensinar exige pesquisa; - Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos; - Ensinar exige criticidade; - Ensinar exige estética e ética; - Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo; - Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação; - Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática; - Ensinar exige o reconhececimento e a assunção da identidade cultural......"
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sábado, 9 de junho de 2012
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