Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

PORTFÓLIO


CENTRAL DE ENSINO E APRENDIZADO DE ALAGOAS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
PROFESSORA: MAGNÓLIA MOURA

PORTFÓLIO- RESUMO

CONCEITO

• É um instrumento que compreende a compilação de todos os trabalhos realizados pelos alunos, durante um curso ou disciplina.
• Inclui entre outros elementos: registros de visitas, resumos de textos, projetos e relatórios de pesquisa, anotações de experiências, etc.
• Inclui também ensaios auto-reflexivos, que permitem nos alunos a discussão de como a experiência no curso ou disciplina mudou sua vida.

OBJETIVOS DO PORTFÓLIO:
• Ajudar os estudantes a desenvolver a habilidade de avaliar seu próprio trabalho.
• Auxiliar a avaliação do impacto de programas educacionais.

USOS
• Demonstração, pelo estudante, de habilidades específicas, competências e valores/
• Possibilidade do aluno refletir sobre seu próprio aprendizado e avaliá-lo;
• Explicação, pelo estudante, da natureza do trabalho e que tipo de desenvolvimento esta tarefa possibilitou/
• Fornecimento de retro-infomação (feedback) para os estudantes, pelo professor ou comitê que avaliou o portfólio.

VANTAGENS
• Obtenção de informações sobre qualidade acadêmica, construção e eficácia do material relacionado à carreira escolhida pelo estudante;
• Os professores melhoram sua própria habilidade de avaliar os alunos. Os alunos envolvem-se ativamente no desenvolvimento de seus portfólios pessoais;
• A avaliação é compartilhada com o estudante e com outros professores;
• O aluno aprende a revisar seus trabalhos de maneira organizada;
• Como é usada para relatar experiências e realizações, melhora e habilidade de comunicação;
• Os alunos aprendem a tomar posse do aprendizado, ao envolver-se ativamente na elaboração de seus portfólios;
• O professor tem a oportunidade de examinar a experiência curricular como um todo, identificando os pontos que precisam ser aperfeiçoados;
• O professor obtém uma apreciação da vivência universitária, a partir da perspectiva dos estudantes.

SUGESTÕES

É importante que o portfólio contenha um diário reflexivo para o aluno registrar os pensamentos, sentimentos e auto-avaliações de crescimento ao longo de as experiência de ensino.

EXEMPLOS

Estudante que apresente ao final de uma disciplina: resposta ao primeiro questionário no 1º dia de aula, fichas de leitura, relatório de visitas, ficha resumo, materiais produzidos, relato de experiências, parecer, artigos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário