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terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Pedagogia de Projetos

Pedagogia de Projetos

1 - Em que consiste o Projeto?

Metodologia que visa organizar os alunos em torno dos objetivos.

2 - Função do Projeto

Tornar a aprendizagem mais ativa, mais significativa e mais real.

3 - Fases do Projeto
3.1 - Intenção


  • Escolher o tema

  • Identificar o nível de conhecimento dos alunos (o que já sabemos), (o que quremos saber).

3.2 - Preparação e Planejamento



  • Relação de idéias

  • Coleta de materiais

  • Organização de grupos

3.3 - Execução ou desenvolvimento



  • Cada um faz suas tarefas e socializa com o grupo.

3.4 - Apreciação final



  • O professor avalia os conteúdos;

  • Feedback;

  • O que foi importante;

  • O que conseguimos aprender;

  • Como foi a participação;

  • Houve comprometimento?

  • O que pode ser melhorado.

4 - Organização do Projeto


4.1 - Ter meta definida


4.2 - Visar a solução de algum problema


4.3 - Deve ser escolhido, discutido e planejado pela classe toda


4.4 - Somente metas e objetivos são fixos. O resto pode ser reestruturado


4.5 - A característica do projeto não é o tema e sim o tratamento dado a ele


4.6 - O trabalho, durante o desenvolvimento do projeto deve ser variado e multidisciplinar;



  • Laboratórios

  • Relatórios e registros

  • Entrevistas

  • Pesquisa bibliográfica

  • Pesquisa de campo

  • Montagem de maquetes

  • Montagem de boletim informativo

  • Produções escritas

  • Excursões, peças de teatros, e etc.

5 - Vantagens da Pedagogia de Projetos



  • Pode ser aplicada a todas as disciplinas

  • Proporciona conteúdo vivo a instrução

  • Segue o princípio da ação organizada em torno de um fim

  • Possibilita melhorar a compreensão do aluno sobre:

* As necessidades do contexto social


* O valor do planejamento cooperativo


* Os processos de grupo


* A importância da participação de cada um


* A relevância dos serviços prestados ao outro.



  • Favorece a construção de aprendizagem significativa

  • Propõem ou encaminha soluções para probemas levantados pelos alunos

  • Oportuniza a integração

  • Concentra o trabalho do aluno

  • Posibilita um diálogo entre as ciências

  • Desenvolve o pensamento divergente

  • Desperta o desejo de aprender

  • Habitua o aluno ao esforço, a perseverança no trato e enfrentamento de problemas reais

Magnólia Moura


Professora Graduada em Pedagogia, Especialista em Educação Infantil, Gestão e Organização da Escola e Metodologia do Ensino Superior. Professora Formadora da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (SEMED).

2 comentários:

  1. Prezada Magnólia Moura, vc está de parabéns pelo seu blog, gostei muito dos assuntos publicados. lendo seus artigos me ajudou muito em meus trabalhos.

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  2. Obrigada, tento diversificar os assuntos. Qiue bom que gostou. Um abraço

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